Mapa da Empatia.

O que você pre­cisa saber para mon­tar o Mapa de Empatia:

Pri­meiro faça um brains­torm para des­co­brir todos os seg­men­tos de con­su­mi­do­res que você gos­ta­ria de ser­vir com seu modelo de negó­cio. Esco­lha 3 des­tes seg­men­tos (os mais pro­mis­so­res) e sele­ci­one um para o pri­meiro exer­cí­cio de perfil.

Comece dando a este usuá­rio um nome e alguns dados estratégicos como salá­rio, estado civil, e assim por diante. Depois, usando o modelo abaixo, use um qua­dro branco ou algo pare­cido para cons­truir o per­fil desse usuário/cliente per­gun­tando e res­pon­dendo as 6 per­gun­tas abaixo:

1. O que ele vê?

Des­creva o que o usuá­rio vê no seu ambi­ente:
– como este ambi­ente se parece?
– quem está ao seu redor?
– quem são seus ami­gos?
– a que tipo de ofer­tas o usuá­rio está exposto no dia-a-dia?
– que tipo de pro­ble­mas ele encontra?

2. O que ele ouve?

Des­creva como o ambi­ente influ­en­cia o usuá­rio:
– o que os ami­gos dizem?
–  quem real­mente o influ­en­cia e como?
– quais os canais de mídia influenciam?

3. O que ele real­mente pensa e sente?

Tente des­cre­ver o que se passa na mente do usuá­rio:
– o que é real­mente impor­tante para ele (que ele pode não que­rer dizer em público)?
– ima­gine as emo­ções do usuá­rio. o que o move?
– o que faz com que ele fique acor­dado até tarde da noite?
– tente des­cre­ver os sonhos e aspi­ra­ções do usuário.

4. O que ele fala e faz?

Ima­gine o que o usuá­rio diria ou como ele se com­por­ta­ria em público:
– qual a ati­tude do usuá­rio?
– o que ele pode­ria estar dizendo para outras pes­soas?
– Preste aten­ção espe­cial para con­fli­tos poten­ci­ais entre o que o usuá­rio diria e o que ele real­mente pensa ou sente.

5. Quais os con­fli­tos do usuário?

– qual sua maior frus­tra­ção?
– que obs­tá­cu­los exis­tem entre o usuá­rio e o que ele deseja ou aspira?
– que ris­cos ele teria medo de assumir?

6. Quais os ganhos para o usuário?

– o que ele real­mente quer con­se­guir ou atin­gir?
– como ele mede o sucesso?
– pense em pos­sí­veis estra­té­gias ele pode usar para atin­gir seus objetivos.

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