Carregando  Carregando...

  •  

Planejamento financeiro da empresa: orçamento organizado para pagamento do 13º salário sem preocupações.

 Estar organizado o suficiente para não ter estresse no momento de pagar o décimo terceiro salário dos funcionários é desejo de muitos empresários, no entanto é lugar comum chegar a essa época do ano ainda com preocupações de como se pagar essa obrigação.


Em Relação ao ano de 2018 pouco podemos ajudar mas vale ressaltar a importância de já começar a se planejar para o próximo ano e não ter aborrecimentos, nem com as reações do funcionário nem com condições de pagamento do 13º salário.


Caso a empresa se encontre nessa situação as opções são duas, já conhecidas, ou os empresários responsáveis pela clínica fazem o autofinanciamento ou seja  tiram do bolso o montante necessário para esse pagamento ou busca-se um financiamento externo, nos dois casos essa é uma solução imediatista mas que gera ônus para o plano de contas do ano posterior, portanto mesmo nesse caso é fundamental, caso ainda não se tenha o controle do fluxo de caixa ou planejamento de contas, que se providencie ou se peça ajuda a um especialista para construir e implementar essas ferramentas, caso contrário o efeito bola de neve poderá fazer um estrago no ano subsequente. Importante perceber que o impacto para o colaborador que espera esse pagamento no final de ano é significativo e certamente vai trazer uma desmotivação e os efeitos disso no engajamento e na motivação das pessoas são mais importantes que as multas administrativas.


Caso sua empresa não tenha condições de obter o dinheiro usando esses tipos de financiamento ainda existem soluções previstas na lei que permitem o parcelamento ou ainda outras opções de pagamento do 13º salário no entanto além de também gerar o efeito bola de neve para os próximos anos, tem o agravante de promover um grave desconforto e prejudicar o clima no ambiente do negócio,promovendo insatisfação dos funcionários que esperam por esse benefício ansiosamente e contam com isso em seu planejamento pessoal.


Uma dica simples para quem já está pensando em 2019 é calcular ou obter com o contabilista o valor total que a clínica irá gastar com 13° salário e colocar como despesa fixa a partir de janeiro do próximo ano 1/12 avos desse montante no seu planejamento financeiro, ou seja provisionar a futura despesa em uma conta de investimento e quando chegar os momentos de pagamento tanto do adiantamento quanto da parcela final do 13° salário, você terá a surpresa de além ter pago as obrigações na data correta ainda ter saldo para pagamento de outras despesas ou investimentos.


Quando sua empresa tiver um melhor ou pior rendimento em determinadas épocas do ano (sazonalidade) uma ideia é adequar essas cotas ao período de alta ou baixa.


Para os profissionais que estão começando a empreender seus negócios é necessário construir competências de planejamento, inovação e administração objetivando uma boa organização financeira e ter tranquilidade após o pagamento dos direitos trabalhistas. E investimentos nesse aprendizado é um bom caminho, mas seguindo essas dicas o grande aprendizado para o futuro é esse: monitoramento e planejamento com a previsão de reservas. E para apagar o incêndio desse ano, autofinanciamento ou empréstimos de terceiros, para que sua empresa não enfrente sanções legais ou a desmotivação do time.


 


Ubuntu, waka, abraços e sorrisos.


Obs.: Ubuntu: palavra do dialeto de uma tribo africana que significa “todos somos um” sugerindo uma ideia de humanidade e respeito nas relações.


Waka: palavra também de um dialeto de uma outra tribo africana que significa “fazer algo mesmo quando estamos andando”


http://bit.ly/Cerbella 

EMECF Educação Empreendedora - Todos os Direitos Reservados -
R. H lote 62 - Calundu - Itaboraí cep: 24806-694
Tel.: (21)3913-6684 e-mail: suporte@emecf.com.br