Estava assistindo novamente a 2ª versão do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Charlie and the Chocolate Factory – adaptação do livro – 2005) e fiquei encantado com a força de algumas frases (8,5) e por isso resolvi dividir essa reflexão com nossos leitores, a começar pelo título do post:
1) “Nada é impossível Charlie” dita por uma de suas avós.
Essa é uma frase relativamente comum, mas o que podemos fazer para transformá-la em realidade, principalmente, quando a lógica e os fatos a tornam aparentemente impossível?
Uma vez ouvi dizer que quando pensamos alguma coisa e de alguma forma a visualizamos, podemos construi-la ou conquistá-la, e cada vez mais acredito nisso… Portanto algo só se torna impossível quando paramos de acreditar e de agir para que se transforme em REAL.
Devemos seguir o exemplo do Charlie, que buscou o conhecimento (pelo avô) recebeu com alegria as poucas chances, que tinha, aproveitou as oportunidades esperadas e não esperadas, analisou os fatos e principalmente respeitou valores como moral, ética, respeito, solidariedade e família. Apesar de ser ficção, as atitudes do Charlie diante do fantástico mundo do exótico Willy Wonka fazem parte das principais características comportamentais empreendedoras!
2) Existe muito dinheiro por aí e imprimem mais a cada dia, como você pode trocar uma coisa tão comum como o dinheiro por seu bilhete dourado?
E não é isso que fazemos o tempo todo? Trocar dinheiro por nosso bilhete dourado… E leia-se por bilhete dourado, nossas convicções, nossos valores nossas idéias, etc… Será que vale a pena? Voce pode mais!
2,5) Voce é burro? Não, então tire a lama das calças.
Se respondemos não a essa pergunta, é porque estamos dispostos a manter nosso bilhete dourado e transformá-lo no que for preciso para tornar o nosso presente ainda melhor! E aí é só uma questão de tirar a lama das calças e sair do lugar, para transformar sonhos em realidade e idéias em solução!
3) Nunca deixe se instalar a idiotice no seu lar!
Nem no seu negócio, ou trabalho! Não podemos permitir que passa tempos fúteis roubem o nosso tempo e os nossos propósitos. Basta pensar um pouquinho para verificar isso, e evitar esse hospede inesperado!
4) Para cima e além!
Sempre quis falar isso, melhor continuo querendo, mas agora já comecei a subir, e o complicado está sendo não parar, pois ainda existem o medo a insegurança… Bom mas já aprendi a me defender, a usar os truques que motivam e não me deixam parar (pesquisa, conhecimento, contatos, atitude, diversão, etc.).
5) Mas é feito de vidro, vai quebrar em mil pedaços!
(elevador de vidro)
Bom, mas apesar de ser de vidro posso ter outras soluções, inovações… o vidro pode ser inquebrável, o elevador, pode ter um jato acoplado, ou estar ligado a um trilho seguro….
Também poderia ter saído do elevador antes de ir para cima e além!
Mas como já dizia o Prof. Pachecão:
“O mundo é dos loucos, Uhrruuuuhhhh!”
6) Eu não deixaria minha família por nada, nem por todo chocolate do mundo!
Isso é certo, e voce?
7) Voce está certo do que quer?
Só sei que se eu tiver essa certeza, não será a toa, nem por prepotência, e aí não tem IMPOSSÍVEL(não é Charlie?)
8 ) O que faz voce se sentir melhor quando está péssimo?
– A família, eles só exageram na hora de proteger, porque amam voce!
SIM! Entenda isso e voce terá sempre soluções no lugar de problemas!
Bom, peço desculpas por meu momento Willy Wonka, e espero que esses devaneios sejam úteis para todos de alguma forma!
Abraços e sorrisos!