O que é para você um dia maravilhoso?

Um dia maravilhoso com “Alta Performance” em tempos de distanciamento social?
Em momentos assim pelos quais estamos passando, de tensão e turbulência causados por essa crise do comvida19/20/21, e com os impactos econômicos (duros, mas necessários) de distanciamento social, precisamos muitas vezes revisar nossa rotina.
Nossos hábitos é que determinam nosso presente e consequente o futuro, mas para criar novos, o primeiro passo é começar. Uma proposta de exercício que faço com alguns de meus coachees e treinandos é o que chamo de “DIA MARAVILHOSO”
Segue o Roteiro do exercício:
a) Você faz uma lista com 10 coisas que, se fizer durante esse dia, terá um dia maravilhoso.
Alguns exemplos de frases que uso para o meu Dia Maravilhoso:

1. Acordar cedo e Higiene

2. Meditar e Fazer autodeclarações.

3. Fazer Tai Chi Chuan.

4. Fazer novos contatos.

5. Marcar Sessões presente.

6. Ajudar aos meus coachees e alunos, atuais, novos e concluídos.

7. Alimentar-me de forma saudável.

8. Estudar pelo menos 20 ou 30 minutos.

9. Curtir minha família e amigos.

10. Ir dormir antes das 23h.

 

“A questão não é o que eu coloco na minha lista: é o que faz sentido para você ter um dia maravilhoso (e se está fazendo isso ou não).” Cada um tem sua lista, tem aquilo que realmente importa, e não precisa, nem deve ser parecida com a minha, normal e bom então que cada um tenha uma lista diferente.
Ou seja, o dia MARAVILHOSO TEM QUE SER O SEU!
b) Todas os itens colocados nessa lista devem ser coisas que você pode fazer sem depender de ninguém, o controle precisa ser seu. Nada de terceirizar a responsabilidade do seu sucesso ou fracasso para fatores externos ou fora do seu controle (lócus de controle).
Obs.: Pessoas de baixa performance normalmente colocam na lista do Dia Maravilhoso coisas sobre as quais não tem controle nem influência.
Por exemplo: “Meu dia maravilhoso é quando não chove e a temperatura está amena”, “Meu dia maravilhoso é quando recebo um elogio do meu chefe ou do meu cliente”, etc. Note como não conseguimos FAZER essas coisas, existe uma terceirização da responsabilidade. Pessoas de alta performance assumem a responsabilidade e em sua lista usa verbos de ação.
c) Ao final do dia, você revisa a lista e anota se fez aquilo ou se não fez. A nota média, ao começar o exercício, é geralmente algo ao redor de 5, com o passar dos dias, você vai melhorando até chegar à nota 10 (seu Dia Maravilhoso), cada um vai ter seu ritmo, mas esse exercício já me gerou vários depoimentos de dias verdadeiramente maravilhosos e com resultados incríveis.
Que tal fazer o exercício e colocar em prática penso que vai ficar surpreso com os resultados.
Kai, Ubuntu, Waka, abraços e sorrisos!

Por: Marcio Cerbella

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.