Modelo de Negócios em branco? Por que?

Um dia em um tour de negócios que fiz a empresas que incentivam a inovação e empreendedorismo presenciei uma cena na qual eu fiquei pensando por bastante tempo, chegando até a comentar o ocorrido com meu sócio. Lá tinha um quadro Canvas de Modelagem de Negócios, porém estava vazio e um participante falou “Todo mundo tem um Canvas na parede, mas é dificil encontrar um preenchido” e isso me intrigou, fiquei me perguntando por bastante tempo porque uma ferramenta tão eficiente não é utilizada de forma adequada.

Ainda não encontrei a resposta exata, mas acredito que a dificuldade em passar para o papel as ideias seja um grande obstáculo. Sugiro tirar uma hora para começar a planejar o Modelo de Negócios, juntar os sócios e todos os envolvidos na execução do plano, colocar as ideias, pedir opinião, essa sugestão serve tanto para negócios já em atividade como para ideias de novos negócios.
Na eMeCF temos alguns Canvas prontos, feitos em conjunto pelos sócios, mas temos um que é o principal da empresa e está em um quadro branco grande na principal sala da nossa empresa, olhamos bastante para ele, já o remodelamos algumas vezes, trocamos parcerias, mudamos canais de venda, modificamos relacionamento com o cliente, para que cada vez mais consigamos andar em direção a nossos sonhos e objetivos, afinal “O plano não é nada, mas o planejamento é tudo”.
Recomendo que você também utilize dessa ferramenta, seja qual for o tamanho do seu negócio, pequeno, grande, médio, micro. Treine, modifique, remodele. Se precisar de informações melhores sobre o Canvas,  ou de ajuda para montar o seu, pode entrar em contato conosco, será um prazer atender, tirar suas dúvidas e até te ajudar a criar o seu modelo de forma prática, simples e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.