O paradoxo do sucesso: Ouvir menos para crescer mais!
24/01/2012 – 13:38:47
Ouvir menos muitas vezes é crescer mais. Eis o paradoxo do sucesso. Você costuma seguir em frente e acreditar em seus sonhos?
Certa vez ouvi dizer que “É melhor escutar besteiras do que ser surdo”. Por um momento concordei. Com o passar do tempo comecei a pensar de forma diferente ao observar que muitas coisas que escutamos não colaboram com nosso crescimento, e o que é pior, contribuem para os nossos insucessos.
Quanta coisa deixamos de fazer por dar ouvidos aos outros? Quantas realizações ficam apenas no imaginário porque as pessoas nos dizem que é impossível chegar lá? Pense nas inúmeras ideias que temos todos os dias e que logo descartamos porque alguém falou que eram absurdas.
Muitas pessoas ficaram pelo caminho e não entraram pra história porque deixaram de ouvir o coração e desistiram. As palavras podem mudar o mundo e o rumo do progresso. Milhões de pessoas dotadas de grande inteligência têm seu potencial assassinado pela força das palavras negativas.
Se Thomas Edison resolvesse dar ouvidos aos outros, a humanidade estaria até hoje vivendo no escuro. Santos Dumont colocou na mente a idéia fixa de que iria voar, não deu ouvido as pessoas que torciam contra e graças a isso você pode ir de Florianópolis a São Paulo, em pouco mais de 1 hora, no conforto de um avião.
Bill Gates abandonou a faculdade para fundar a Microsoft. Se ele tivesse ouvido seus pais seria apenas um medíocre advogado e a humanidade não estaria vivendo a era da informação. Talvez a informática não fosse tão popularizada e estaríamos ainda no tempo da ficha de papel.
Quando Albert Einstein estava no ensino médio, foi reprovado em álgebra. Se ele tivesse dado ouvidos as pessoas, seria considerado incapaz e a humanidade perderia um grande gênio. Estes são apenas alguns poucos exemplos que fundamentam que às vezes é melhor ser surdo do que ouvir besteiras.
E você? Costuma seguir em frente e acreditar em seus sonhos ou prefere ser interrompido por palavras alheias que em nada acrescentam? Claro que ouvir conselhos sempre é útil e pode nos orientar sob o melhor caminho a seguir, porém é de extrema importância saber filtrar o que é útil e o que não agrega valor para o nosso crescimento.
A matemática do sucesso diz que menos pode ser mais. Ouvir menos muitas vezes é crescer mais. Para finalizar deixo uma frase que tem me acompanhado no decorrer da vida:
“Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez”.